terça-feira, 8 de novembro de 2011

OFICINA: APRENDIZAGEM POR MEIO DA AUTORIA-WEB 2.0

 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC

CURSO: AVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO



Caros Professores, após sua participação na Oficina que será realizada em nossa escola, na sala de informática, você deverá acessar o texto que está no link abaixo fazer a leitura, análise e a relação com o que foi trabalhado na prática durante a oficina, seu relato será feito em forma de comentários neste mesmo espaço, onde poderá conhecer também a opinião dos demais professores que participarão da oficina: APRENDIZAGEM POR MEIO DA AUTORIA-WEB 2.0, ministrada pela professora PCTE. Wanda e a supervisora Lauren.

Texto para leitura:
http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2008/12/19/outros/bac02b455877ce680bd130aeabf82f1b.pdf , que se intitula “AS TICs E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA”, de Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos e  Kátia Morosov Alonso.




12 comentários:

  1. Caros professores,
    Sua participação é muito importante para o sucesso em nossas atividades.
    Conto com vocês..
    PCTE. Wanda

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia sempre foi algo que tive aversão, mas pude notar que é mais uma ferramenta a meu favor, onde há aprendizagem colaborativa, ou seja o aluno faz parte do processo, o que vai resultar numa aprendizagem mais consistente. O aluno aprende se divertindo e interagindo com os demais, gerando uma construção coletiva.
    O medo do novo nos freia muitas vezes, então temos que nos dispor a conhecer para oferecer com segurança uma nova proposta de atividade.
    Se foi tão mágico para eu criar aqueles cartões, histórias no Kerpoof, imagina para os alunos...
    Profº Tatiana

    ResponderExcluir
  3. As tecnoligias atualmente deve servie como mais uma ferramenta para a educação, não apenas como uma máquina onde se adquire conhecimento, ou onde se faz copias, pois se assim o for, será mais uma maneira tradicional de se passar conhecimento. As tecnologias devem ser utilizadas de forma em que o aluno deixe de ser o coadjuvante e passe a ser o protagonista do seu próprio conhecimento, usando assim sua criatividade interagindo livremente com prazer sem nenhuma pressão e adquirindo conhecimento para desenvolver um bom trabalho, isto porque as tecnologias como qualquer outro material a ser incluso no currículo deve ser bem trabalhada e orientada para não servir apenas de um suporte qualquer de pesquisa, mas sim de o professor e o aluno mostrar seu trabalho fazer suas criações e expandir para o mundo todo.

    Professora Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia é uma ferramenta a mais dentro do contexto construtivo do conhecimento e quando a usamos de forma correta, torna-se um aliado bem eficiente na aprendizagem de nossos alunos.
    É preciso que nós professores e alunos saibamos usá-las de forma a nos beneficiarmos com atividades planejadas e interessantes.
    O curso e o texto nos faz refletir sobre a aprendizagem tecnologica quando bem empregada,orientada e planejada funciona como socio-interativa, construtivista e formadora de opiniões, pois ao construirmos conhecimentos nos tornamos críticos e capazes de realizarmos trabalhos melhores explorando nossa capacida criativa.
    Nós usamos metade de nossa capacidade criativa, e a tecnologia nos proporciona a usarmos além do que imaginamos ter como inteligência, e isso é muito compensador tanto para o professor, quanto para o aluno.
    Profª Lidiana

    ResponderExcluir
  5. As TICs e a aprendizagem colaborativa

    A aprendizagem por meio das TICs, possibilita aos alunos um ensino-apredizagem muito mais divertido. Com o programa Kerpoof, os alunos são sujeitos da construção do conhecimento "provoca o conhecimento". Essa tecnologia oferece novos desafios e uma forma diversificada de interação entre aluno-professor.Sabemos que a utlização das TICs está presente na vida de muitos cidadãos e a escola tem a obrigação de introduzir essas tecnologias no contexto escolar, assim possibilitando novas formas para a produção como atividades de pesquisa, interação, comunicação e partilha que ajudam os alunos a tornarem-se construtores do seu próprio conhecimento.
    prof Elaine

    ResponderExcluir
  6. Vejo a tecnologia como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mas muitas vezes se torna um bicho de sete cabeças para alguns professores.
    Tanto o artigo sobre as TICs quanto a oficina ministra na sala de tecnologia da escola, só vieram a contribuir para desmistificar a proposta de se trabalhar com a tecnologia na aprendizagem dos alunos.
    A internet é realmente um meio onde impera a interação, e creio que o fato de se propor aos alunos uma atividade na qual eles possam fazer produções coletivas, dialogar com seu colega e chegar a uma conclusão só vem a somar em sua aprendizagem,pois como bem citam as autoras Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos e Kátia Morosov Alonso "compartilhar é interagir". É isso que precisamos fazer, tratar a tecnologia como aliada é levar nos alunos a refletir, questionar e interagir neste contexto social.

    Profª. Vanessa

    ResponderExcluir
  7. A aprendizagem por meio das TICs, e um processo ativo que valoriza a participaçao na construçao do conhecimento, tanto individual como coletivo. Favorecem intervençoes, provoca o pensar e a descoberta de soluçoes para problemas, tendo como condiçao o planejar de açoes.E preciso aliar os objetivos do grupo, como tambem o suporte tecnologico. As atividades DE pesquisas, interpretaçãoao, comunicação e partilha, ajudam os alunos a tornarem-se construtores dos seus proprios conhecimentos e de pensamentos críticos. As TICs são apoiadores da aprendizagem colaborativas, com a qual se pode acrescer o processo ensino/aprendizagem da interação. Mas para tanto necessitamos de mais computadores disponiveius em sala de aula.
    Prof.ª Neide

    ResponderExcluir
  8. Vejo a tecnologia como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mas muitas vezes se torna um bicho de sete cabeças para alguns professores.
    Tanto o artigo sobre as TICs quanto a oficina ministrada na sala de tecnologia da escola, só vieram a contribuir para desmistificar a proposta de se trabalhar com a tecnologia na aprendizagem dos alunos.
    A internet é realmente um meio onde impera a interação, e creio que o fato de se propor aos alunos uma atividade na qual eles possam fazer produções coletivas, dialogar com seus colegas e chegar a uma conclusão só vem a somar em sua aprendizagem, pois como bem citam as autoras Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos e Kátia Morosov Alonso "compartilhar é interagir". É isso que precisamos fazer, tratar a tecnologia como aliada e levar nossos alunos a refletir, questionar e interagir neste contexto social.

    Profª. Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Como li no texto, esta aprendizagem colaborativa hoje em dia se faz necessário no mundo em que vivemos, pois percebemos que o uso das tecnologias está cada vez mais em alta, e nós enquanto escola não podemos ficar atrás disso, e um dos motivos é porque o foco é a aprendizagem dos alunos, nosso trabalho, nossa responsabilidade, então temos que utilizar essas ferramentas em nosso favor, redimencionando nosso fazer pedagógico, ampliando as nossas estratégias e solucionandos um grande problema que é a falta de interesse por parte dos alunos em vir à escola.Professora Denize.

    ResponderExcluir
  10. O texto Aprendizagem Colaborativa nos faz refletir sobre a importância da escola repensar e inserir na sua prática pedagógica o uso das tecnologias que se faz cada vez mais presente no mundo e na vida de nossos alunos, pois a maioria tem acesso ao mundo informatizado. Por esse motivo é importante e necessário que os professores insiram na sua prática pedagógica o uso de novas tecnológias, para acompanhar e alcançar as necessidades da nossa clientela. O Kerpoof é um exemplo de ferramenta que pode ser explorado como um ambiente de interação, podendo ser usado por professores, alunos e pais. Professora Juciane

    ResponderExcluir
  11. As Tics e a Aprendizagem Colaborativa, veio para nos ajudar a levar os alunos e a nós próprias a irmos além do lápis, papel e outros materiais didáticos. Com este avanço da tecnológia podemos partilhar o conhecimento uns com os outros, interagir, pensar e rever e o que é mais importante fazer de novo, desta forma chegar a um objetivo comum. Com esta interação nossos conhecimentos e habilidades tendem a ampliar.
    Portanto a oficina que tivemos na escola foi de grande valia, pois a ministrante fez uma apresentação do Kerpoof onde participamos e interagimos no processo ensino apredizagem. Assim veio colaborar com a nossa prática pedagógica.
    Sueli de Lourdes Pereira Ferreira

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a todos pelas excelentes participações!!!!!
    Professora Wanda

    ResponderExcluir